História >> Histórico

ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA

A ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA é a mais recente unidade da USP. Nasceu da transferência dos alunos e cursos da extinta FAENQUIL (Faculdade de Engenharia Química de Lorena) para USP, em 29 de maio de 2006. Possui atualmente 209 funcionários e 102 docentes.

A Faculdade, que já atuava no ensino superior há 37 anos, graduou mais de 2300 profissionais que hoje se espalham por grandes indústrias e Instituições de ensino de todo país.

A EEL possui dois campi na cidade de Lorena que atendem, em média, 1600 alunos por ano. Atua em áreas de pesquisas estratégicas para o desenvolvimento nacional buscando novos produtos e processos que impulsionem o progresso científico e tecnológico do país nos campos da: Biotecnologia Industrial , Ciência e Engenharia de Materiais e Engenharia Química.

Oferece 4 cursos de graduação, cursos de mestrado e doutorado, cursos de especialização e ensino médio profissionalizante em química.

Nasceu em 1969, como Faculdade Municipal de Engenharia Química. (FAMENQUIL)

Em 1971 passa a ser administrada pela Fundação Centro Vale de Ensino e Pesquisa em Química Industrial e passa a se chamar Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL), como ficaria mais conhecida.

Em 1978 transfere-se para um órgão Federal, a FTI - Fundação de Tecnologia Industrial e passa a ter seu foco na pesquisa científica.

De suas pesquisas no passado destacam-se o desenvolvimento do Projeto da tecnologia de beneficiamento Nióbio brasileiro e da tecnologia de produção de álcool combustível. Foi da FAENQUIL, que entre 1981 e 1985, saíram os primeiros 200 engenheiros que iriam gerenciar as usinas alcooleiras que se instalariam por todo país.

Em 1991, a FTI, mantenedora da FAENQUIL, foi extinta e a Faculdade incorporada ao Sistema Estadual de Ensino Superior do Estado de São Paulo sob a forma de Autarquia de Regime Especial subordinada à Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Com a estadualização a FAENQUIL engloba as pesquisas científicas desenvolvidas pela FTI em Lorena e passa a ter como missão a pesquisa, o ensino e a extensão realizados de forma indissociável.

Em 1993, a FAENQUIL inova suas atividades e dá início ao curso técnico profissionalizante em química, com o Colégio Técnico de Lorena. O COTEL contando com a infra-estrutura e a qualificação profissional de funcionários e docentes da FAENQUIL se mostra hoje como um dos melhores cursos técnicos da região.

No ano de 2001, o Governo do Estado de São Paulo solicitou que a Instituição se integrasse a uma das Universidades Estaduais Paulistas.

Foi então que a USP, reconhecendo a excelência acadêmica e científica da FAENQUIL, declarou-se interessada em absorvê-la, vislumbrando a imediata criação de um campus no Vale do Paraíba.

No dia 29 de maio, o decreto Estadual Nº 50.839, extingue, oficialmente a FAENQUIL e transferindo suas atividades de ensino e pesquisa para Universidade de São Paulo.

História: Cronologia!